Produtividade é a palavra-chave do sucesso

post-03 post-03
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Não interessa o quão boas sejam suas habilidades ou quão completo seja seu currículo. Se isso não for convertido em produtividade tudo irá por água abaixo. Afinal, as empresas querem resultados mais que teorias e conceitos. Cada vez se exige mais no campo profissional. Caso você esteja de olho nas oportunidades de emprego, deve ter reparado que ultimamente os escopos das vagas estão muito mais amplos, o candidato deve além de ser capacitado em suas habilidades técnicas, ser também um bom autogestor, ter visão crítica e um perfil comportamental que permita uma coexistência.

autogestao

Portanto, o primeiro passo para conseguir se adequar ao perfil que as empresa buscam é ser alguém orientado a resultados. Falar parece fácil, mas separamos algumas dicas para ajudar você a conseguir este requisito fundamental no novo mercado.

Existem muitas técnicas de autogestão e maneiras de conseguir tornar o dia mais produtivo. Já ouviram falar naquele ditado que diz “o combinado não sai caro”? Pois bem, é exatamente este o conceito central: PLANEJAMENTO. Neste mundo conectado e cada vez mais veloz, é muito comum que percamos o foco durante o dia e nossas obrigações se atrasem. Por isso é necessário uma atenção especial à disciplina em executar as tarefas. Analise seu dia e identifique qual o período que você está mais produtivo. Esta hora do dia é o momento ideal para executar tarefas que exijam mais de você.

Vamos listar algumas dicas que os principais gestores apontam como uma estratégia para ser mais produtivo:

1- Devemos começar pelo o começo
Parece óbvio, mas não é tanto. Muitas vezes acreditamos ser “multitarefas”, mas este é o erro mais comum da eficiência. Diversos estudos indicam que não há mágica, não conseguimos dar plena atenção a diversos pontos ao mesmo tempo, um exemplo prático disso no dia a dia é o celular no trânsito, sua atenção desviada faz com que a performance em uma atividade despenque, por mais focada que seja a pessoa.

Uma dica que os especialistas dão é durante a noite listar suas atividades do dia seguinte. Quando você tiver o hábito de usar a lista, certamente irá melhorar a organização e eficiência das atividades. Além de ser uma forma de não se esquecer das suas atividades do dia seguinte, reduzindo o esforço mental e com tranquilidade de que nada ficou pendente. Ordene as tarefas por prioridade e busque posicionar as atividades mais difíceis de serem realizadas no topo da sua lista ou no seu período mais produtivo. Desta forma seu dia fica mais leve ao longo das horas.

2- Foco, força e fé
Parece papo de igreja, né? Mas na verdade esta fórmula é o que resulta em qualidade nas suas atividades. Assim damos atenção àquilo que realmente deve ser feito, sem gastar energia com coisas que não são importantes. Por isso precisamos priorizar o que deve ser feito. Avaliando constantemente suas atividades, é possível atribuir importância a cada etapa, dando uma visão mais clara de onde seus recursos devem ser investidos. Outra coisa importante para focar é se desconectar um pouco. Redes sociais e aplicativos podem deixar sua atenção divididas, especialistas aconselham ficar off-line em tarefas que possam ser executadas deste modo.

3- Não procrastine, use ferramentas para te ajudar
Existem diversas formas de você se planejar como softwares e hardwares gratuitos. Faça uma busca rápida por Trello, o Google Now, Foccus Booster no Google, existem diversas ferramentas  gratuitas de autogestão para você se organizar de forma estruturada.

4- Pausa é obrigatória
Calma, não dá para abraçar o mundo! Especialistas indicam que realizar pausas entre as tarefas é muito bom para o cérebro, nós funcionamos melhor quando alternamos períodos de atividade com descanso. A técnica da meditação é muito recomendada por “limpar” a mente e trazer mais clareza para os pensamentos. É indicado pelo menos trinta minutos em um local silencioso e com boa vista para relaxar e não pensar em nada.

5- Bagunça e produtividade não combinam
É necessário ser organizado para obter bons resultados. Dessa forma você elimina distrações no seu dia a dia que podem desviar sua produção. Além disso, tenha sempre seus arquivos organizados para que seja possível acessá-los com velocidade.

6- Delegue tarefas e produções
Ninguém trabalha sozinho e duas cabeças pensam melhor que uma. Avalie se suas atividades podem ser terceirizadas para aumentar a produtividade. Muitas vezes centralizamos todas as tarefas e isso pode ser um fator que causa estafa e impede a excelência nos projetos.

7- Divirta-se
Se você enxergar seu trabalho como uma obrigação, realmente ele vai ficar mais difícil de fluir. É interessante observar os pontos de uma atividade que te estimule e criar um cenário propício para que seu esforço seja sua principal motivação. Você irá se surpreender como isso irá tornar suas tarefas em algo muito mais agradável.

8- Não planeje demais (nem de menos)
É natural que queiramos ter o controle de tudo, mas o hábito de antecipar situações hipotéticas é um entrave à produtividade. Se seu planejamento está afetando a capacidade de agir, isso é um sinal que ele está em excesso. Existe um fenômeno chamado de “Paralisia por Análise”, que é exatamente quando ficamos avaliando dados sem conseguir chegar a um consenso sobre eles, e aí procuramos mais e mais dados, sem agir. O inverso também é perigoso. Se você não fizer pelo menos uma agenda de prioridades, é muito provável que seu trabalho se disperse entre coisas que não são essenciais.

9- Foque em soluções
Evite pensar demais nos problemas e arranjar “pelo em ovo”. Refletir demais acaba sendo um problema caso você comece a ver apenas as dificuldades. Uma técnica para isso é pensar sempre em uma solução para cada problema que você definir.

Essas dicas são muito bacanas para você melhorar seu desempenho, porém fique atento aos intervalos e TIRE FÉRIAS. Afinal, você merece um descanso por ser tão produtivo! Então dê um chega pra lá na preguiça e faça seu cronograma de atividades, os benefícios serão todos para você.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.